quarta-feira, 6 de abril de 2011

TODOS CONTRA A DENGUE

     Na  terça-feira (05\04), nos turnos da manhã e tarde, os alunos deste educandário das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Curso Normal, participaram de uma palestra sobre a Dengue no Salão Paroquial da Igreja Católica. Sendo este evento realizado pelas Secretarias Municipais da Saúde e Educação,  sendo ministrada pela enfermeira Mirta da Silva Laranjeira, representante da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Palmeira das Missões, e Claudio Nerino Machado coordenador de campo da Funasa, com o intuito de combater o mosquito transmissor da dengue no município.
      A palestra ilustrou inicialmente um vídeo que repassa sobre o ciclo biológico do Aedes Egypiti, mosquito transmissor da Dengue, e também sobre sintomas da doença e formas de prevenção.


 









   O que é Dengue?
   Dengue é uma doença infecciosa aguda e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
   O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e as vezes óbito.
  
Procure imediatamente um médico em qualquer uma das situações abaixo:
  • Dores na barriga fortes e contínuas;
  • Vômitos persistentes;
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
  • Sede excessiva e boca seca
Sintomas:
Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias.É só depois do período de incubação que os sintomas aparecem.

Aprenda a identificar os sintomas da dengue e como tratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.