quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fase Municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul - JERGS

   Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul - JERGS chegam ao seu 41º ano de existência se firmando como o maior campeonato escolar do estado, abrangendo todas as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e mobilizando assim, toda a comunidade escolar em prol do esporte educacional.
  O objetivo é incentivar a integração entre a escola e a comunidade, através das atividades esportivas, reforçando o espírito de grupo entre as escolas, possibilitando a identificação de novos talentos esportivos e proporcionar novas vivências.
  O público-alvo são alunos nascidos entre 1994 e 2001, estimando-se a participação dos 497 municípios, 4.000 escolas e aproximadamente 1.800.000 pessoas envolvidas com este projeto.
  Os JERGS são desenvolvidos nas seguintes categorias:
MIRIM - nascidos em 1999, 2000 e 2001
INFANTIL - nascidos em 1997, 1998 e 1999
JUVENIL- nascidos em 1994, 1995 e 1996.


  São realizadas as seguintes modalidades esportivas:
Atletismo - masculino e feminino
Basquetebol - masculino e feminino
Futebol - masculino e feminino
Futsal - masculino e feminino
Handebol - masculino e feminino
Voleibol - masculino e feminino
Xadrez - masculino e feminino


  Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul se desenvolvem de abril a novembro em quatro fases: Municipal, CRE, Regional e Estaduall.
  Os finalistas dos JERGS poderão, ainda, representar o Estado do Rio Grande do Sul na Competição Nacional (Olimpíadas Escolares), organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte e com a Rede Globo.
   Em 2010, os JERGS foram desenvolvidos nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação com a participação de 460 municípios, 2.500 escolas e aproximadamente 227.000 alunos, além de professores e toda a comunidade escolar.
   No dia 05/04, no Ginásio de Esportes de Miraguaí iniciou a Fase Municipal dos JERGS com a modalidade de Handebol, onde ficaram classificados para representar o município na Fase da CRE as seguintes escolas:

Juvenil Masculino - Fagundes Varela
Infantil Masculino e Feminino - Fagundes Varela
Mirim Masculino - Fagundes Varela
Mirim feminino - Visconde de Mauá

   Nesta terça-feira (12/04) ocorreu a modalidade de Futsal, no Ginásio Municipal de Miraguaí, onde as Escolas Estaduais Fagundes Varela, Pontão dos Buenos, Visconde de Mauá, Osmar Herrmann e a Escola Municipal Lenira de Moura Lutz participaram ativamente em todas as categorias, ficando assim classificadas:

Mirim Masculino: 1º Lugar- Fagundes Varela
                                 2º Lugar - Lenira de Moura Lutz


Mirim Feminino: 1º Lugar- Fagundes Varela
                                2º Lugar - Pontão dos Buenos

Infantil Feminino: 1º Lugar - Fagundes Varela
                                  2º Lugar - Pontão dos Buenos


Infantil Masculino: 1º Lugar - Visconde de Mauá
                                    2º Lugar - Fagundes Varela

Juvenil Masculino: 1º Lugar - Fagundes Varela
                                     2º Lugar - Lenira de Moura Lutz


Professores de Educação Física





Equipe Infantil - Fagundes Varela


Equipe Mirim - Fagundes Varela
 
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.