sexta-feira, 31 de julho de 2009

PROFESSORAS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVEM PROJETO GOSTOSO É SER SAUDÁVEL

As professoras da Educação Infantil do Fagundes Varela, Pré II e III, respectivamente Maria Lourdes e Marines Morello, desenvolveram o projeto "GOSTOSO É SER SAUDÁVEL", onde foi trabalhado a importância de uma boa alimentação na manutenção da saúde, auxiliando no reconhecimento de diferentes comidas, promovendo o contato com a variação de alimentos disponíveis no dia-a-dia e reconhecendo a primeira letra contida nas embalagens, relacionando-as com outras palavras.

O projeto visava despertar nos alunos noções sobre a importância dos alimentos e consequentemente da alimentação saudável. Para isso, contaram com o acompanhamento da estudante de nutrição MARCELE, da UFPEL (Pelotas/RS) que se propôs voluntariamente trabalhar com os alunos, noções da pirâmide alimentar, dos alimentos e outras informações necessárias para a formação dos mesmos quanto a uma alimentação correta e saudável, atentando para a substituição de alimentos quimicamente produzidos por alimentos orgânicos e naturais.

Para a culminância do projeto foi montado um Minimercado em uma das salas de aula, com colaboração dos alunos, pais e professoras, sendo que foi solicitado aos pais, que enviassem as embalagens com antecedência para as professoras.
Para que os alunos entendessem como funcionaria o Minimercado, foi feito uma pequena introdução sobre o sistema monetário, o valor do dinheiro, compra, venda, produtos, entre outros, com intuito também de estimular a atenção, o raciocínio, a criatividade e a imaginação.


Os alunos foram organizados de forma que todos tivessem uma função dentro do Minimercado, utilizando todas as informações e conhecimentos adquiridos nas primeiras atividades do projeto.


Através deste projeto, as professoras e alunos desenvolveram uma série de habilidades cognitivas por meio da interdisciplinaridade.
O projeto inaugurou o Minimercado no dia 3o (ontem, quinta-feira) e terá continuidade no decorrer do ano letivo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

FAGUNDES VARELA ADERE A PRORROGAÇÃO DO RECESSO ESCOLAR EM FUNÇÃO DO ENFRENTAMENTO DA INFLUENZA A - H1N1 (GRIPE A)

Em reunião nesta quinta (30) com os professores do Fagundes Varela, a direção da escola decide aderir a prorrogação do recesso escolar em função do enfrentamento da gripe A.

Ficou assim decidido:
SEXTA-FEIRA (31/07)
  • TURNO DA MANHÃ: AULA NORMAL
  • TURNO DA TARDE e NOITE: NÃO HAVERÁ AULA.
A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (03/08) NÃO HAVERÁ AULA NOS TRÊS TURNOS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, SENDO QUE O RETORNO DAS MESMAS SERÁ DIA 17/08/09.
Informamos que haverá atendimento de plantão na secretaria e direção da escola conforme turnos de funcionamentos da mesma.
Maiores infomações pelo fone 55 3554 1110

GIOVANA MACIEL
Diretora do IEE Fagundes Varela

FAGUNDES VARELA ESTÁ EM ALERTA PARA A GRIPE H1N1

De acordo com as orientações da Secretaria de Educação do Estado do RS, as escolas estaduais terão o retorno das aulas apenas no dia 17 de agosto. Tendo em vista que o Fagundes Varela juntamente com a rede municipal de ensino de Miraguaí, realizou o recesso escolar uma semana antes do calendário estadual, a direção da escola está preocupada com a gripe H1N1 e tomará as precauções necessárias para resguardo dos alunos. Maiores informações pelo fone da escola.

Leia mais sobre as orientação da SE.
Recesso escolar O período de recesso das aulas da rede publica estadual será estendido até o dia 17 de agosto. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 29, durante entrevista coletiva concedida pelos secretários estaduais da Educação, Mariza Abreu, e da Saúde, Osmar Terra.

O retorno dos 1,2 milhão de alunos das 2,6 mil escolas estaduais estava programado para ocorrer na próxima segunda-feira, 3, mas foi prorrogado por mais 14 dias. A medida segue orientação do Comitê Estadual de Enfrentamento a Influenza A H1N1 (Gripe A).

Osmar Terra explicou que o comitê recomendou a prorrogação do recesso escolar como forma de evitar aglomerações nas instituições de ensino e para diminuir a velocidade de propagação da Gripe A.

O secretário da Saúde destacou a importância de tranqüilizar a comunidade escolar, tendo em vista que as projeções das autoridades sanitárias indicam que 99% da população gaúcha não será infectada pelo vírus. “Sabemos que postergação do recesso não vai influenciar na diminuição significativa do número de casos, mas vai retardar a velocidade de transmissão”, observou.
________________________________________________________
De acordo com Mariza Abreu, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) decidiu seguir a recomendação do Comitê de Enfrentamento a Gripe A visando tranquilizar e subsidiar a comunidade escolar com informações de prevenção. A secretária da Educação afirmou que as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) deverão repassar, até sexta-feira, 31, ofício às escolas contendo informações quanto a prorrogação do recesso.
________________________________________________________
Na próxima semana, Mariza Abreu adiantou que será feita reunião com os coordenadores regionais de Educação para discutir a recuperação das aulas após esse período. “Pretendemos recuperar as aulas ainda dentro do calendário do ano civil de 2009. Certamente usaremos os sábados para isso”, avaliou. O calendário letivo da rede estadual para 2009 terminaria dia 23 de dezembro e está disponível no site da SEC (www.educacao.rs.gov.br). O documento segue critérios estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional, como o cumprimento de 200 dias e 800 horas/aula por ano.

fonte:

PROGRAMA DE RÁDIO É APRESENTADO POR FUNCIONÁRIA DA ESCOLA

Na quarta do dia (29), o programa Informativo Fagundes Varela foi apresentado pela funcionária ELIANE MARIA RAPACHI, juntamente com o professor ARTUR.

Na oportunidade a fucionária apresentou aos ouvintes sobre os trabalhos que realizam na escola, nos horários de funcionamento da mesma. Muito a vontade, Eliane, apresentou um ótimo programa.


Na sequência o professor Artur apresentou os avisos gerais do Educandário.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

FAGUNDES VARELA RETORNOU DAS FÉRIAS NESTA SEGUNDA

Após uma semana de recesso escolar (período de 17 a 27 de julho), nesta segunda (27) o ano letivo é retomado no Fagundes Varela. As aulas ocorrerão normalmente nos três turnos de funcionamento.





sexta-feira, 17 de julho de 2009

PROFESSORES DO FAGUNDES VARELA REALIZAM REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS DOS BOLETINS DO 1° TRIMESTRE DE 2009

Nesta sexta (17) está acontecendo (pela manhã) na sala de reuniões pedagógicas do Instituto Fagundes Varela, a reunião de avaliação da entrega dos boletins para alunos do Ensino Fundamental séries/anos finais que neste primeiro trimestre aconteceu a domicílio.

A reunião teve início com uma avaliação geral de como aconteceu as entregas em cada casa de aluno. E num segundo momento, foi avaliado individualmente cada visita.


Esta avaliação foi muito importante, pois permitiu aos professores uma reflexão da sua prática docente e a própria participação dos alunos no processo do ensinar e do aprender.

Cada professor teve a oportunidade de fazer sua avaliação/reflexão, de modo que após esta reunião, haverá encaminhamentos para ressignificar as ações educativas da escola, dos professores e dos alunos em sala de aula.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

ALUNOS DO 1° ANO DO CURSO NORMAL REALIZAM SEMINÁRIO DE ESTUDOS

Nesta quinta (16), a turma 11 do Curso Normal Habilitação para o Magistério, realizou no auditório da escola, o 1° seminário da turma neste ano letivo. A responsável pela coordenação do seminário foi a regente do componente de Didática, professora DÉBORA.


Os alunos do 1° ano tiveram a tarefa de ler o livro "Uma professora Maluquinha" (Ziraldo), e realizar um seminário temático sobre o livro apresentando-o para os alunos do 3° ano do Curso Normal e demais professores.


Estiveram participando as professoras ROSANE, MÁRCIA, GIOVANA, REJANE e DÉBORA. Na oportunidade, os alunos organizados em grupos, apresentaram suas falas e no final, as professoras organizaram uma mesa redonda para discussão do livro.


Muitos foram os apontamentos feitos. Falou-se sobre a profissão do profissional da educação professor, suas responsabilidades no ensino, as habilidades e competências, as tendências pedagógicas, os processos de ensinar e aprender, entre outros assuntos da educação. Os autores que acompanharam as discussões da contextualização das professoras foram: TARDIF, FREIRE, ZIRALDO e PERRENOUND. O seminário potencializou muitas interações dos alunos com os docentes.

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.