segunda-feira, 30 de maio de 2011

FAGUNDES VARELA PARTICIPA DO DIA DO DESAFIO

    Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.
    Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.
    É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.
    Aconteceu na quarta-feira,  dia 25/05/11, o Dia do Desafio, onde a população miraguaiense foi desafiada em participar de pelo menos 15 minutos de atividade física fora de sua rotina.
   O município de Miraguaí competiu este ano com a cidade de Negrete/Chile. Coordenado pela Secretaria de Esportes, Secretaria de Educação e AMPEF – Associação Miraguaense dos Professores de Educação Física do município, foram desenvolvidas atividades físicas em toda a cidade e interior.
   As atividades do Dia Do Desafio 2011, tiveram inicio pela parte da manhã com momento cívico organizado pelos alunos da 6ª série do I.E.E. Fagundes Varela, com a participação da E.M.E.F. Lenira de Moura Lütz. Na ocasião, o Prefeito Alencar Julio Gross recebeu uma placa de Mérito Comunitário, homenagem do SESC, pela promoção do Dia Do Desafio em nosso município. Após o ato cívico foi realizado um alongamento e em seguida uma caminhada pela Avenida Ijuí.
   Na parte da tarde, os alunos das séries inicias do I.E.E. Fagundes Varela realizaram uma caminhada em redor da escola. No final da tarde, em frente o educandário, teve o momento cívico com a participação dos alunos e professores da escola, juntamente com os alunos e professores da Escola Lenira de Moura Lütz e comunidade em geral, onde os alunos do 3º ano série iniciais fizeram uma apresentação de uma dança envolvendo a participação de todos os presentes.
   Às 19 hs, aconteceu o encerramento do Dia do Desafio 2011, no I.E.E. Fagundes Varela, com a participação do turno da noite da referida escola, da escola Lenira de Moura Lütz e a participação da comunidade e comércio local, com apresentação de danças e caminhada.


  TURNO DA MANHÃ






 TURNO DA TARDE










TURNO DA NOITE







HISTÓRIA DO DIA DO DESAFIO

    Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 hs, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
    Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
    A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.