segunda-feira, 2 de maio de 2011

FAGUNDES VARELA DISCUTE NORMAS PARA O CURSO NORMAL

           Desde o último dia 27 de abril, a Direção do Instituto Fagundes Varela, juntamente com a Coordenação do Curso Normal, vêm realizando reuniões no sentido de melhorar a formação de seus alunos.
           Iniciando os trabalhos foi realizado uma reunião com o corpo docente que atua no Curso Normal para em conjunto com a direção e coordenação detalhar  as normas que irão nortear o ano letivo. Os temas abordados vão desde a ética profissional para o exercício do Magistério até as normas de convivência, como a proibição do uso de celulares em sala de aula, a pontualidade, assiduidade, vestuário, etc.
           Com professores e alunos foram feitas várias discussões quanto à postura de um educador, a necessidade de sua frequente formação, planejamento e seu comprometimento com uma ação educativa eficaz e transformadora. 
          Durante as reuniões são também apresentados e discutidos vídeos sobre Paulo Freire e seu  jeito de educar, comprometido com a realidade das pessoas.  
          As conclusões tiradas dos debates dão conta da necessidade de formarmos profissionais cada vez mais qualificados, comprometidos com a sua própria formação continuada, apegados à pesquisa e sempre atento ao fato de que o próprio exemplo também educa.




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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.