quarta-feira, 25 de maio de 2011

VIVA AS EMOÇÕES DA VIDA SEM DROGAS!

    O uso de drogas lícitas causa problemas tanto quanto as ilícitas. As primeiras experiências com as bebidas alcoólicas e o fumo acontecem muito precocemente, dentro do contexto familiar. As suas conseqüências na vida do indivíduo e na sociedade são consideradas hoje um problema de saúde pública, cada vez mais alarmante e com grande impacto social. Não só existem vários tipos de drogas, mas também diferentes efeitos por ela produzidos. A adolescência vive uma fase conflituosa devido às transformações biológicas e psicológicas. Surge curiosidade, vontade de conhecer, de experimentar o novo, mesmo sabendo dos riscos, é um desejo de tomar suas próprias decisões. É o momento em que o jovem quer se auto-afirmar,  procurar sua identidade. Faz-se necessário, portanto, de forma continuada, e a abarcarem os diversos setores do ambiente escolar, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores, funcionários, todo efeito e conseqüências maléficas causadas por estas substâncias ao ser humano e sua extensão atingem a família e a sociedade.
Visando tanto a qualidade de vida dos estudantes, quanto aos demais setores da comunidade, acredita-se que a educação não é apenas transmitir conhecimento, mas sim, é um espaço no qual se deve desenvolver atividades educativas que englobam desde a educação para a saúde, até a parte afetiva e social da criança e do adolescente. A escola é um ambiente de construção de vida em uma sociedade, é o primeiro contato fora da família e tem um papel fundamental na prevenção do uso de drogas.


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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.