terça-feira, 24 de maio de 2011

PROJETO DE PREVENÇÃO AO USO DAS DROGAS

O I.E.E. Fagundes Varela desenvolveu um projeto sobre a Prevenção ao uso de Drogas, sendo que um grupo de professores participou de um Curso de Prevenção do uso de Drogas para educadores de Escolas Públicas à distância, promovido pelo Ministério de Educação. Conforme orientação do curso, os professores participantes deveriam aplicar as ações sugeridas na própria escola em que atuam. O desafio estava lançado e as professoras Ana Maria, Andréia Colbek, Kassiani Machado, Salete Macali e  Anistela Lorenzon envolveram os alunos do Ensino Médio, Curso Normal, EJA ( Ensino de Jovens e Adultos) e Ensino Fundamental Série Finais durante várias semanas com a finalização do projeto em forma de seminários.  
A escola é uma forte aliada na prevenção e conscientização do combate ao uso de drogas, pois faz parte do meio social, de preponderante visualização e participação dos jovens e da comunidade em geral. A contribuição da escola foi determinante para as ações desenvolvidas no projeto, que priorizou, dentro do contexto de desenvolvimento da informação sobre o quão prejudicial é o uso das drogas, o conhecimento dos jovens quanto à importância da saúde, como lidarem com frustrações de forma mais madura e consciente, evitando o uso de drogas.
A escola pode servir de auxílio na defesa e prevenção ao uso da droga, combinando com o tratamento psicológico dos adolescentes, haja visto que tem condições de proporcionar aos mesmos a busca por caminhos que os satisfaçam a tal ponto de não precisarem, tampouco quererem usar substâncias capazes de causar-lhes algum mal. Os meios identificados são a informação e orientação dos alunos e pais, inclusive promovendo encaminhamentos para que esse aluno ingresse no tratamento antes de seu total envolvimento com as drogas.
Ao término de todas as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos do I.E.E.Fagundes Varela – Miraguaí, buscou-se demonstrar o caminho percorrido para o desenvolvimento do presente trabalho. Na produção realizada pelo grupo, os alunos foram os protagonistas para a prevenção e conscientização através de uma linguagem própria e informações científicas e objetivas. Para isso, este projeto desenvolveu trabalhos como: painéis, cartazes, slides, pesquisas, teatro, leituras, vídeos, entre outros. Tem-se ainda como ponto em comum informar e alertar sobre prejuízos do uso de substâncias psicoativas.
Os slides, feitos para apresentações, além de abarcar o conteúdo referente às informações sobre o uso abusivo das drogas, apresenta figuras e vídeos, buscando despertar a atenção das crianças e dos adolescentes para dimensionarem os efeitos causados por elas e levá-las a uma reflexão a partir de informações científicas e exemplos reais.
              Também os seminários serviram para socializar, analisar e discutir o material produzido, sistematizar os textos em formato de apostilas, para formar banco de dados do projeto. Os cartazes e painéis, ilustrados com informações referentes aos efeitos causados pelo uso de drogas lícitas ou ilícitas, em diversos âmbitos, foram destinados aos alunos. Elaborou-se também uma lista de filmes sugeridos para trabalhar o assunto.


Apresentação do alunos do Turno da Manhã













Apresentação dos alunos do Turno da Tarde








Apresentação dos alunos do Turno da Noite






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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.