sexta-feira, 3 de junho de 2011

PROJETO DE ARTE NA ESCOLA

          Durante as aulas de Artes da Professora Leda Ferst, no Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, foi realizado um projeto, inspirado no trabalho do artista plástico Vik Muniz, que esse ano teve seu nome indicado para receber o premio do OSCAR com o documentário “LIXO EXTRAORDINÁRIO”.  O projeto foi desenvolvido com as turmas  da 8ª série do Ensino Fundamental e com as turmas do 3º ano e EJA  do E. Médio.
          Após assistirem a vídeos sobre a vida e obras do artista, os alunos foram estimulados a escolher um tema para desenvolver um trabalho artístico, no qual pudessem reutilizar algum tipo de material. Algo que após a realização do trabalho seria doado para a comunidade. Optou-se então por roupas usadas. Para isso, foi feito uma campanha do agasalho na escola, dando a oportunidade a todos os alunos de colaborarem.
            A campanha foi bem aceita.  Houve uma boa arrecadação de roupas, que foram usadas nos trabalhos e que serão distribuídas conforme o planejado, assim como as mudas de árvores, que foram produzidas e doadas pela  Sra. Milena Hart, moradora de nossa cidade e que foram usadas no trabalho da turma da EJA , tendo como tema a “preservação do meio ambiente”.
          Os temas escolhidos para desenvolver o projeto foram bem variados, todos com um enfoque em questões sociais. As turmas 81e 82, optaram pelo tema “ BULLING”; a turma 31  pelo tema “SOLIDARIEDADE”; a turma 32  pelo tema “DROGAS" , e a turma 33 e a EJA pelo tema “PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”.
          Através desse trabalho, a comunidade escolar teve a oportunidade de ver retratado alguns dos principais problemas da nossa sociedade sob o enfoque crítico da arte. Essa forma de abordagem  tende a estimular a sensibilidade dos alunos para a contemplação das obras e também para tomarem posição diante desses problemas sociais, visualizando-os de forma crítica e buscando as mudanças necessárias.

EJA  T. 1, 2 e 3
  • MEIO AMBIENTE ONTEM E HOJE
O meio ambiente está sendo devastado todos os dias, por pessoas que não pensam no futuro. Lixo, desmatamento, poluição, assoreamento dos rios.... Onde isso vai parar?
A cada dia que passa aumenta a produção de lixo no mundo. Faça atua parte hoje:
    
     Reflita;
     Reduza;
     Reutilize;
     Recicle



TURMA  81 e 82
  • BULLING  
Não entre nessa!
O que antes era brincadeira, hoje é coisa séria. Bulling não tem graça.  Vamos acabar com o preconceito e com a violência física e psicológica entre alunos.  DIGA NÃO AO BULLING.

 TURMA 31
  • SOLIDARIEDADE
Ser solidário é um ato de cidadania.  Colaborar com alguém não significa só dar ajuda material ou financeira. Existem várias maneiras de ajudar ao próximo:  saber ouvir, dar atenção, mostrar novos caminhos para que tenha crescimento pessoal,dignidade e se sinta valorizado.

TURMA  32
  • DROGAS
As drogas aprisionam o usuário a um mundo obscuro, afastando-o dos amigos e familiares, levando-o para um caminho muitas vezes sem volta.
Não use drogas. Use a cabeça e seja feliz!

 
TURMA 33
  • A NATUREZA PEDE SOCORRO
"Somente quando cortarem a última árvore, quando não houver amis alimentos sobre a terra, é que o homem entenderá que o dinheiro nã serve para nada."
                                                                                                                   Cacique Americano
                                                                                       
 

 VISITAÇÃO E EXPLANAÇÃO DOS TRABALHOS





























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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.