domingo, 24 de abril de 2011

SÉRIES INICIAIS PARTICIPAM DA CAÇA AO NINHO

   Na quarta-feira, dia 20/04, os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, Pré ao 5º ano, participaram de uma caçada ao ninho do COELHO DA PÁSCOA. Foi um momento de muita alegria e fantasia, onde as crianças vivenciaram o sonho de procurar o ninho do COELHO, este símbolo da Páscoa que desperta muitas emoções nas crianças.
    Sabemos que a verdadeira Páscoa deve ser buscada nos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, melhor amigo, conselheiro e a verdadeira esperança de dias melhores. Mas a imaginação e a fantasia  deve ser conservada nas nossas crianças para que através delas tenhamos um mundo mais justo e mais humano.
    Agindo assim estaremos fazendo a nossa parte de agentes construtores da sociedade. Vivenciando então o grande significado da Páscoa...
PASSAGEM...VIDA NOVA...RENOVAÇÃO... 

FELIZ PÁSCOA A TODOS!


















quarta-feira, 20 de abril de 2011

NOVA DIREÇÃO ASSUME O I.E.E. FAGUNDES VARELA

          O processo de escolha do novo diretor do I.E.E. Fagundes Varela, de Miraguaí, encerrou-se no dia 15 de abril, data da votação, quando constatou-se expressiva participação de pais, alunos, professores e funcionários dessa instituição de ensino. O percentual de aprovação ficou em 96,5 %, mostrando que a comunidade vê com bons olhos, de um lado, o consenso criado no IEE Fagundes Varela, que tem crescente aprovação, e de outro, o nome do professor Valtair e sua equipe de trabalho como administradores deste estabelecimento de ensino para os próximos dois anos.
          A equipe de Direção completa-se com os nomes dos professores Sandro Roberto Mower, Andrea Quintana Probst e Salete Inês Macalli, todos já participantes do grupo anterior, que era liderado pelo professor Artur Hugo Hepp, hoje coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Educação.
         Realizado o consenso, a eleição, o momento é propício para, mantendo-se a unidade, continuar um trabalho sério e competente que possa elevar o nome da instituição diante da comunidade regional e, sobretudo, para que se possa contribuir com a expectativa daqueles que buscam na educação o caminho para uma vida mais digna e que veem na escola um espaço de construção e conscientização para uma nova sociedade, onde teremos mais paz, justiça e solidariedade.    


         

terça-feira, 19 de abril de 2011

Reflexão para a Páscoa

   Do hebreu Pesach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do Cristianismo e , naturalmente, de todos as cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", "da morte para a vida", "das trevas para a luz".
    A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.
    Nesta terça-feira (19/04) a escola proporcionou um momento de reflexão sobre esta festa tão significativa para nós cristãos. Durante a tarde teve dois momentos muito importantes para nossos alunos. Para os alunos das série inicias as professoras Leda e Nadia representando a Igreja Adventista, juntamente com sua equipe, contaram histórias, animaram com cantos de Páscoa e realizaram uma pequena encenação da "Ultima Ceia", revivendo este momento que Jesus estava com seus apóstolos.













   Após a igreja Assembléia de Deus representada pela professora Eunice e equipe, propiciaram um momento muito significativo para os alunos do Curso Normal, estes puderam refletir através de encenações, cantos e vídeos, levando a todos que estavam prestigiando este momento ao verdadeiro sentido da Páscoa.











   

Dia Nacional da Literatura Infantil

    Dia 18/04 é comemorado o Dia Nacional da Literatura Infantil em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Autor de inesquecíveis histórias infantis, foi um dos mais influentes escritores do século XX.        
    Mais da metade de seus livros Monteiro Lobato escreveu para o público infanto juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da nossa juventude. Há pelo menos três gerações de brasileiros que se desenvolveram sob a influência de suas obras e de seu pensamento.
    A maioria das histórias de seus Livros Infantis se passam em um sítio, o SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a dona do sítio a senhora Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nástacia, além da boneca Emília, o boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa,  o burro conselheiro, o porco Rabicó, o rinoceronte Quindim entre outros.
    Durante toda a semana as professoras das Séries Iniciais trabalharam com o esse tema realizando diversas atividades em sala de aula. Também foi proporcionado uma sessão cinema passando um filme do Sítio do Picapau Amarelo onde os alunos puderam conhecer os personagens mais ilustres criados por Monteiro Lobato. 
    Sendo que no Dia da Literatura Infantil esteve presente na escola a famosa boneca EMÍLIA contando histórias para a criançada, onde as mesmas participaram intensamente.


  
    Sabemos que o livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem as crianças viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.