terça-feira, 5 de outubro de 2010

ALUNAS DO CURSO NORMAL NOTURNO REALIZAM AULA PRÁTICA EM ESCOLA

As alunas Marta e Roselaine, do Curso Normal modalidade Aproveitamento de Estudos do noturno realizaram atividades práticas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Belmont Albert em Redentora/RS. A atividade aconteceu nesta terça-feira (05) onde as mesmas desenvolveram um plano de aula com a turma do 3o ano do Ensino Fundamental anos iniciais. O trabalho foi acompanhado pela professora regente da turma, Márcia, e encaminhado pela professora Leda Regina Ferts na disciplina de Artes do curso. Segundo as alunas, "desenvolver esta atividade foi de suma importância para elas, uma vez que as colocou diretamente em contato com a realidade que logo mais adiante irão enfrentar quando diplomadas professoras." O contato direto com a classe de aplicação vem sendo uma prática muito desenvolvida pelos professores nos componentes do Curso Normal do Fagundes Varela, pois a escola acredita que a teoria deve estar diretamente ligada à prática. E como prova disso foi o trabalho desenvolvido pela professora Leda em que a mesma organizou com a turma a elaboração de planos de aula e sua aplicação na prática com turmas do currículo.



 



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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.