quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PROFESSORAS DO CURRÍCULO SISTEMATIZAM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GEEMPA COM ESCOLA DE TENENTE PORTELA

Decorrentes de um desafio lançado pela 21a CRE - Três Passos-RS, para escolas trabalharem com programas de alfabetização, o Instituto Fagundes Varela, que optou por desenvolver o programa GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, participou do desafio organizando atividades pedagógicas com as turmas do Currículo, as quais foram socializadas com a escola Estadual Tenente Portela de Tenente Portela-RS, a qual também desenvolve o GEEMPA como programa de alfabetização escolar.

A sistematização aconteceu na terça-feira (05) no auditório da escola e contou com a participação da professora Regiane da 21a CRE - Três Passos, os professores do currículo da escola Tenente Portela, da vice direção e professores do currículo da nossa escola.

Na oportunidade foram socializadas as atividades desenvolvidas pelas duas escolas sobre o Livro "O OVO MEU SERÁ SEU? como forma de mostrar o que cada escola realizou. A abertura da reunião contou com a participação de alunos do currículo que fizeram uma apresentação para recepcionar os visitantes. Após, deu-se inicio então as socializações.




Acompanhe pelo blog as ações desenvolvidas pelo currículo do Fagundes Varela.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.