domingo, 24 de maio de 2009

Professora do Fagundes Varela conta experiência em oficina

Neste sábado (23/05) Márcia Fink, professora de informática da escola Fagundes Varela ministrou oficina junto a Unijuí - Campus de Tenente Portela.


As atividades faziam parte do Seminário que acontece todos os anos no município, promovido pela Universidade.


É a primeira vez que a Unijuí discute a temática da informática na escola, através de oficinas no seminário que acontece no Campus de Portela.



Com a temática INFORMÁTICA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, a professora Márcia contou a experiência que é desenvolvida na escola Fagundes Varela desde 1999, ou seja, há 10 anos a instituição escolar vem discutindo a incursão tecnológica e nela os computadores na escola como instrumentos de mediação no ensino.

Além de discussão teórica, os participantes da oficina puderam assistir alguns vídeos mostrados pela professora, bem como, conhecer inúmeras possibilidades que podem ser desenvolvidas com o uso do computador e suas tecnologias no ensino.

"Sendo a informática um movimento que veio para ficar no espaço das escolas, não há como as mesmas fugirem deste acontecimento, pelo contrário, precisam elas mostrar do que são capazes para dar conta de educar no contexto tecnologizado." - Márcia Fink

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.