terça-feira, 26 de maio de 2009

FAGUNDES VARELA RECEBE ALUNOS DA UFSM

Escola Fagundes Varela recebe nos dias 26 e 27 de Maio (terça e quarta-feira) alunos da UFSM que estarão na escola divulgando as atividades desenvolvidas pelo grupo PET – Agronomia, o qual visa divulgar as possibilidades da Universidade Federal de Santa Maria.



Na oportunidade o ex-aluno da Escola JONAS A. ARNEMANN, filho de Nelson Arnemann e de Helena Arnemann, o qual entrou na Universidade através da prova PEIES pelo Fagundes Varela no curso de Filosofia e atualmente cursa Agronomia onde será formando no ano de 2010, apresenta para os alunos as possibilidades da Universidade onde estuda.

Leia o que diz Jonas: - “Quase não consegui falar quando olhei todos os alunos do Fagundes Varela, é uma emoção que não tem tamanho poder voltar para tua escola agora divulgando o curso de graduação de uma Universidade Federal como é a de Santa Maria.”

Junto com Jonas participaram mais dois colegas, GERSON DALLA CORTE de Faxinal do Saturno e GLAUCIA MOSER de Constantina, ambos acadêmicos de Agronomia e também formandos na turma de 2010.
Leia mais...

Projeto do grupo PET-Agronomia leva informações da UFSM à alunos de escolas públicas da região do Alto Uruguai do RS

O projeto “UFSM vai à escola”, desenvolvido pelo Grupo PET – Agronomia (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo proporcionar uma idéia do que é a Universidade Federal de Santa Maria, como ela está estruturada, formas de ingresso, seu funcionamento, cursos oferecidos e programas de assistência estudantil aos alunos do ensino médio, no estado do Rio Grande do Sul. Este projeto foi idealizado em 1998, e até o ano de 2008 foram visitadas 40 escolas da rede de ensino médio em 29 municípios, com mais de 6500 alunos atingidos.

No ano de 2009, décima primeira edição do projeto, serão contempladas quatro escolas nas cidades de Miraguaí (Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela), Tenente Portela (Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto) e Três Passos (Instituição Estadual Educacional Érico Veríssimo e Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales), na Região do Alto Uruguai, abrangendo aproximadamente 1200 alunos.

Nas palestras ministradas nos dias 26 e 27 de maio nas Escolas, serão levadas aos estudantes as seguintes informações: cursos oferecidos pela instituição; diferentes formas de ingresso (PEIES, Vestibular e EAD); aspectos gerais da cidade de Santa Maria; e o foco principal do projeto que é ressaltar o programa de assistência estudantil na UFSM, considerada pioneira entre as universidades públicas federais.

Informações: PET-Agronomia




5 comentários:

  1. A escola está de parabéns pela iniciativa. Foram passadas informações preciosas. Tenho orgulho de estudar no Fagundes Varela! :D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Conselho de classe é sempre um momento de aprendizagenspara todos; pais, alunos e professores.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz quando vi um ex aluno meu da minha escola divulgando e apresantando a faculdade onde ele estuda hoje, é muito gratificante saber que de certa forma também contribui para que ele chegasse onde está, e com certeza poderá ir mais além.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.