quarta-feira, 14 de março de 2012

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

     O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo o capricho e desperdiçados no lixo. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos. Tal quadro nos mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula e com o apoio dos pais tentaremos criar hábitos saudáveis de alimentação aos nossos alunos.

    Os objetivos deste projeto são:
  • Ampliar o vocabulário;
  • Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
  • Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
  • Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
  • Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
  • Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas/gráficos);
  • Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
  • Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
  • Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
    Para iniciar este projeto realizamos na tarde de quarta-feira, dia 15/03, a abertura com uma apresentação da música "Rock das Frutas"  onde os professores dos anos iniciais se enfeitaram a caráter para este momento, a história "A cesta de D. Maricota" que foi contada e visualizada no telão e após as turmas realizaram um lanche coletivo na sua sala de aula regado a frutas.










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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.