sexta-feira, 23 de março de 2012

MOMENTO CÍVICO

   Nesta quarta-feira, dia 21/03, iniciamos o momento cívico no I.E.E. Fagundes Varela sendo que neste dia no turno da manhã ficou a cargo das turmas do 4º e 5º ano, coordenados pelas professoras Rejane Feller e Rejane Venzo. No turno da tarde o 3º ano do Curso Normal foi responsável por este momento e a noite o 1º ano do Ensino Médio, a turma 14.
   O Momento Cívico foi voltado para o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial sendo que esta data foi escolhida  para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 21 de março de 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade.
   Em 1976, a ONU escolhe o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, sendo que o mundo inteiro neste dia realiza movimentos e manifestações para lembrar este fato, e nós como instituição de ensino temos o dever de trabalhar este tema com nossos alunos.

TURNO DA MANHÃ










    TURNO DA TARDE







TURNO DA NOITE







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.