terça-feira, 22 de março de 2011

ÍNICIO DO ANO LETIVO 2011


No dia 21/02 iniciaram-se as aulas no I.E.E. Fagundes Varela nos 3 turnos ( manhã, tarde e noite). Neste dia alunos e professores voltaram a se encontrar, com novas expectativas, novos objetivos para este ano letivo de 2011.

Os alunos chegavam até a escola felizes, contentes em rever seus colegas, amigos que durante as férias ficaram afastados, bem como os professores que estão juntos, transmitindo e orientando da melhor maneira o conhecimento, fazendo deste um espaço de aprendizagem efetiva.

No período da tarde, os alunos das séries iniciais foram recepcionados de uma maneira bem criativa, onde os professores confeccionaram um ônibus, o FAGUNDES TUR, este denominado “O ônibus do Conhecimento”. Este ônibus passou por muitas cidades onde encontrou passageiros muito importantes para a construção do conhecimento. Estes ilustres passageiros foram os motoristas que passaram com o FAGUNDES TUR na PARADA DO SABER e fizeram o embarque dos alunos de cada série.

O ônibus do conhecimento transportou os alunos até sua sala realizando assim uma fantasia gostosa, com o objetivo de divertir e estimular os alunos para a aprendizagem.

Com aproximadamente 800 alunos o I.E.E. Fagundes Varela abriu suas portas para a comunidade escolar mantendo-se fiel à sua filosofia que concebe a “Educação como descoberta e redescoberta de possibilidade de existência”.
















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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.