sábado, 26 de março de 2011

FAGUNDES VARELA - PROERD 2011

                                       Inícia o PROERD / 2011
                O Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, preocupado com uma educação de qualidade, bem como com a valorização da vida e resgate de valores, iniciou no dia 21 de março o PROERD (Programa Educacional de resistência às Drogas e à Violência).
                     Neste dia foi realizado uma reunião com os pais dos alunos do 5º ano, tendo a efetiva participação dos mesmos, estava presente também a Instrutora do PROERD soldado Janine Rodhen de Tenente Portela, professor Valtair Steilmann e Professora regente da turma, Rejane Ferraz Feller.
                    O PROERD tem como modelo o D.A.R.E, programa americano, desenvolvido pelo distrito escolar e departamento de polícia de Los Angeles, EUA, chegou ao Brasil em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e em 1993 chegou em São Paulo, sendo revigorado e irradiado em 1998 para os demais Estados da Federação. Desde então é desenvolvido pela Brigada Militar nas escolas do Estado através de policiais militares voluntários, sendo aplicado em parceria nas escolas interessadas, direcionado aos 5ºs anos, contando com a ativa participação de Diretores e Professores, os quais atuam em acompanhamento, auxílio e como divulgadores das idéias do programa, e dos Pais que alavancam o Programa na família.
                    O PROERD busca tão somente, através da prevenção, ajudar a criança a desenvolver sua auto-estima, lidar com estresse, reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas das drogas, bem como ajudá-las a tomar as decisões corretas, desenvolvendo na criança capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e como se manterem afastadas das substâncias psicoativas e da violência.
                   O programa será desenvolvido em 10 semanas, uma aula semanal, com o auxílio de uma cartilha distribuída aos alunos, e ao concluir a aplicação deste, haverá uma solenidade de formatura com a participação dos Pais, Diretores, Professores e autoridades, coroando desta forma a parceria entre Escola, Brigada Militar, Família e Comunidade. Os alunos formandos terão como instrutora a Soldado JANINE MAISA ROHDEN , com acompanhamento e participação efetiva da professora REJANE FERRAZ FELLER.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.