quarta-feira, 1 de setembro de 2010

UMA PROFESSORA QUE DEIXA SAUDADES


Neste ano em que completa 50 anos de educação no município, o Instituto Fagundes Varela homenageia na Semana da Pátria a professora e ex. diretora do educandário, FÁTIMA MARLI FINK, pessoa esta que muito contribuiu no processo histórico da escola. Leia a homenagem prestada pelos familiares.

FÁTIMA E O TREM DA VIDA

Quando nascemos entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos que estarão sempre conosco: nossos pais, filhos, irmãos, amigos e outros. Infelizmente, isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos no caminho de amizade e companhia insubstituível... É nesse trem que embarcou um espírito muito especial que se chamou FÁTIMA MARLI FINK. Nascida em 15 de março de 1961, em Miraguaí, filha de agricultores, HILÁRIO (em memória) e IRONITA, irmã de mais 07 irmãos (Nilton, Mariza, Elizabethi, Vera Lucia, Marcos, Márcia e Saire em memória), casada com José Anélio, mãe de três filhos (Carine, Ana Gabriela e Junior) e avó de um neto (Thomas), essa pessoa especial constituiu sua vida nessa comunidade que tanto amou e dedicou-se por ela.

Quando criança estudou no Irapuá, mais adiante na sede do município. Cursou o Magistério em Tenente Portela curso este que lhe postulou como uma educadora. Concluiu a graduação em Santa Cruz/RS. Professora de Física, trabalhou por muitos anos como docente no município. Das escolas do interior, avançou para a escola da sede, atual Instituto Fagundes Varela.

Aqui iniciou sua carreira de gestora, quando assumiu a direção da escola por 10 anos. Neste trajeto, cultivou amigos, afagou pais, aconselhou muitos filhos e incansavelmente lutou por uma educação cada vez mais justa para todos. Ajudou a organizar uma escola forte e indestrutível como ela.

Querendo mais, rompeu fronteiras e alçou vôo para o município, iniciando uma carreira que julgava importante para sua vida. Eis a carreira política. Concorreu ao cargo de vereadora por duas vezes, sendo eleita na última, a mulher mais votada do município.
Durante este percurso, aprendeu, fez amigos, colecionou fãs, criou inimigos, mas acima de tudo... Dedicou-se de corpo e alma para o seu grande projeto. “Mostrar a comunidade miraguaiense que na vida, devemos plantar sementes boas, mesmo que os frutos sejam colhidos no paraíso.” E foi isso que fez quando eleita como prefeita em 2005. Muitas vezes rejeitada, invejada e desafiada pelos pequenos e insignificantes falsos amigos, sempre se sobressaiu aos desafios da vida, escolhendo estar ao lado de pessoas que cultivavam o bem, desprovidas da vaidade do poder e do dinheiro. Com muita simplicidade, aprendeu a viver a família mesmo que de longe.
Ensinou pelo exemplo, que o amor pode ser cultivado com o trabalho. E que na vida, Deus está em primeiro lugar. Muito crente da fé, ensinou aos filhos, neto e ao marido a resistir na sua ausência. Com o apoio da família e de amigos, buscou a reeleição no município. Eis... uma grande parada... Aprendeu com a derrota, que o grande vencedor é o que consegue aprender com ela. Deste processo, nasceu uma nova mulher, ainda mais forte, mais crente em Deus e ainda mais indestrutível. Alçou vôo mais alto rumo a região. Secretária executiva da Amuceleiro de Três Passos dialogou com inúmeros municípios, ampliando sua legião de fãs e amigos. Além disso, ainda quando prefeita iniciou um novo curso de graduação, agora para a cura da alma. Cursava Medicina Alternativa em Palmitinho. E foi a caminho desta formação que em 28 de novembro de 2009 tem sua última parada no km 18 da estação terrena embarcando para a estação celeste. Um dia de muita dor, emoção e sofrimento, mas também de muito aprendizado. Morre no plano terrestre para renascer no plano espiritual deixando uma comunidade inteira entristecida com sua partida.

No entanto, privilegiada e reconhecida por Deus, passa a ver a realização de seus grandes sonhos do lugar mais alto do plano. Agora do Céu, pôde contemplar a inauguração do Frigorífico de Aves, mais Frango Miraguaí, escolha essa que lhe custou o mandato, mas que hoje garante o sustento de muitas famílias. Pode contemplar suas obras estruturantes para o município sendo concluídas, mesmos que padrinhos sejam outros. Pode ver novas lideranças políticas seguindo seu exemplo de luta, garra e dedicação. Deixa saudades, deixa exemplos, e acima de tudo, deixa uma vida em que sempre nos ensinou:
A dizer adeus às pessoas que amamos, sem tirá-las do coração;
A sorrir às pessoas que não gostam da gente, para mostrá-las que somos diferente do que elas pensam;
A ser forte quando os que amamos estão com problemas;
A ser carinhoso com todos que precisam do nosso carinho;
A perdoar incondicionalmente, pois mais adiante podemos precisar desse perdão;
A amar incondicionalmente, pois também precisamos de amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que for necessário);
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do nosso ser;
A não temer o futuro, pois afinal, jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros, ou até aquele que está sentado ao nosso lado. Façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem da vida.

Se eu morrer amanhã, por favor,não chore e nem lamente! Tudo o que fiz foi por amor, pois era o que eu tinha de melhor... Eternas saudades... Fátima...

Homenagem de seus irmãos, amigos, filhos, neto, marido e fãs...

Um comentário:

  1. Nossa que homenagem mais linda, com certeza ela nunca saira de nossos corações, a Fatima foi uma pessoa muito querida e amada por todos, saudades dessa grande mulher.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.