segunda-feira, 7 de novembro de 2011

I.E.E FAGUNDES VARELA VISITA EMPRESA DE RECICLAGEM

Na última quinta-feira, dia 03 de novembro, os alunos da 6ª Série, turma 61, do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela visitaram a empresa CIGRES – Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, localizada na BR 386, KM 43, no município de Seberi.
Esta empresa tem como missão receber todo o "rejeito" (lixo doméstico) gerado pelos municípios consorciados, fazer uma correta separação (triagem) deste material, tratá-lo de forma correta e acondicioná-lo adequadamente, atendendo todas as normas e técnicas exigidas para a execução destes serviços. Também visa criar uma alternativa economicamente viável e ambientalmente correta, trazendo economia para as administrações municipais e qualidade de vida para a população, valorizando o Ser Humano e o Meio Ambiente.

O objetivo da visita dos alunos do Instituto foi para que os educandos acompanhassem de perto como funciona o processo seletivo do lixo e também para que tomassem o real conhecimento do prejuízo do consumo excessivo e das consequências que sofre a natureza quando o lixo é tratado de maneira incorreta. A consciência da importância do processo seletivo e da reciclagem também foi um tema abordado aos alunos durante o passeio.

Enquanto percorriam as instalações da empresa, alem de poder visualizar como é feito o processo da coleta seletiva e reciclagem, os alunos puderam obter informações de quais as vantagens e benefícios deste processo e como podem colaborar para esta ação sustentável. Na oportunidade foi citada a pratica dos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Os alunos também ficaram informados de quais os materiais que podem ser enviados para o CIGRES, como papéis e plásticos, e como devem ser separados para serem coletados para a reciclagem. Um exemplo são os vidros, que quando quebrados devem ser enrolados em jornais ou colocados em caixas para não dificultar na hora da seletiva. As pilhas e baterias também devem ser separadas dos demais materiais e, sem falar nos restos orgânicos que não devem, de modo algum, estarem misturados com os demais artifícios descartados. Os materiais que não devem ir para a coleta seletiva também foram citados, como pneus e resíduos hospitalares.

Um ponto que foi ressaltado, a fim de conscientizar os alunos sobre o lixo que se acumula inconsciente em nosso Planeta, foi o tempo de decomposição dos materiais, como por exemplo, a goma de mascar que leva cinco anos e o vidro que leva 1 milhão de anos para se decompor.

A visita foi de grande valia para os aprendizes, que com a atividade, obtiveram um maior conhecimento sobre o processo de reciclagem e da importância do consumo consciente e principalmente de como desenvolver a sustentabilidade para melhorar e garantir a vida na Terra.

A empresa CIGRES agradeceu aos alunos e professores do Fagundes Varela pela visita e registrou a importância das escolas e comunidade em geral, visitarem o local, para conhecer como funciona este processo e das dificuldades encontradas em fazê-lo, devido principalmente à falta de conscientização da população que acaba não realizando a separação dos resíduos na hora de depositar o lixo a ser recolhido, o que gera transtornos e empecilhos para a reciclagem, pois mesmo com todas as informações que são veiculadas na mídia e que são introduzidas pelas escolas, muitos não possuem a real noção deste processo, que é uma ação essencial para tentar suavizar os danos causados pelo lixo na natureza.









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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.