quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

     A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.
    Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.
    Falar em ter uma boa alimentação é fácil, difícil é se alimentar com saúde e se habituar a comer mais frutas, carnes brancas, legumes e verduras. É pensando nisso que o 3º ano B coordenados pela professora Carem, regente da turma, realizaram trabalhos práticos sobre alimentação, sendo que uma das atividades foi brincar de MERCADINHO.
  Após dividido em dois grupos a turma, colocado preços e realizado as compras, foi discutido:
  • O que compraram?
  • Que alimentos saudáveis adquiriram?
  • Que alimentos doces compraram?
  • Que alimentos salgados?
  • Você comprou o que precisava ou comprou a mais?
  • Você foi econômico ou faltou dinheiro?
   Num segundo momento foi desenvolvido diversas contas para observar o quanto que gastaram, quanto sobrou de troco se faltou dinheiro, entre outras operações matemáticas.
    As crianças adoraram a brincadeira, teve uma descontração geral da turma além de melhorar o raciocínio, pois faziam os cálculos mentalmente e utilizavam um recurso muito utilizado pelas crianças neste fase, os dedinhos.
    Apartir desta brincadeira a professora utilizará os produtos para fazer cartazes sobre alimentação saudável e desenvolverá a pirâmide alimentar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.