quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VIAGEM DE ESTUDO PARA AS MISSÕES

    Na última quarta-feira, dia 09, os alunos da 5ª série realizaram uma viagem de estudo para Ijuí e para as Missões com o intuito de observar de perto tudo o que aprenderam neste ano na disciplina de História.  As missões jesuíticas representaram uma das formas de colonização da América, tendo como principais funções a de catequizar os povos nativos, e a de garantir e povoar territórios, nos séculos XVII e XVIII.
   Na parte da manhã, visitaram o Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, que  foi criado em 25 de maio de 1961, com o objetivo de resgatar e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer. Logo após, foram até o Campus da UNIJUI para conhecer como é a estrutura de uma universidade.
   Pela parte da tarde deslocaram-se até Santo Ângelo para conhecer a Catedral de Santo Ângelo, a qual foi construída em 1929, mantendo algumas semelhanças com a igreja da redução de São Miguel Arcanjo. Em seu interior encontra-se uma imagem do Cristo Morto, da época jesuítico-guarani.
   Em São Miguel das Missões, além do Museu das Missões, que conta com um belo acervo de pessas históricas, incluindo um sino de 1,8 toneladas, fundido em bronze pelos índios, visitaram as ruinas da igreja de São Miguel, construida em 1700, onde também assistiram o bélissimo espetáculo de SOM E LUZ, tendo como palco a Igreja de São Miguel que conta a história das Missões através de duas testemunhas que permanecem no local: a Igreja e a Terra.
  Foi uma viagem muito gratificante, onde os alunos tiveram a oportunidade de vislumbrar as maravilhas da nossa história e aprender um pouco mais da nossa cultura.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.