terça-feira, 22 de junho de 2010

ALUNOS DO 4o ANO ENCERRAM PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

A turma do 40 ano do Fagundes Varela, vinha trabalhando com o projeto Menina Bonita do Laço de Fita o qual teve encerramento com festa na escola. Foi comemorado o aniversário da menina bonita, a qual completou 7 anos. A boneca foi muito bem cuidada pelos alunos que trocavam sua fralda, roupa e alimentavam-na. Demonstrando responsáveis desde de pequenos. Segundo a professora, "minha preocupação era como iríamos organizar a festa de aniversário, ideia do aluno Gabriel. Listamos o que precisávamos: balões, bolo, bebidas e brigadeiros. Responsabilizei-me de fazer as compras e eles ficaram responsáveis de fazer os brigadeiros, ornamentar a sala e montar uma bandinha com instrumentos musicais. Fiquei muito feliz de ver meus alunos tomando as iniciativas e fazendo acontecer a festa, pois tenho uma deficiência em minha mão direita, que me dificultaria em fazer os brigadeiros, mas eles fizerem e me surpreenderam. Aproveitamos e trabalhamos a questão de cooperação e demos ênfase na matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) com os brigadeiros. Nossa festa contou com a presença especial da professora Andréa que ganhou a função de ajudar a menina bonita do laço de fita a cortar o bolo." Para finalizar, cito Paulo Freire: "NÃO EXISTE ENSINAR SEM APRENDER; HÁ UMA MUTUALIDADE ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.