segunda-feira, 21 de junho de 2010

ALUNAS DO IFF - SANTO AUGUSTO REALIZAM ESTÁGIO NA ESCOLA

As alunas do IFF Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto, Laís Falcade e Andressa Falcade, realizaram estágio supervisionado no Fagundes Varela. As alunas são acadêmicas do curso de Licenciatura em Computação e são ex-alunas da escola. As discentes realizaram estágio no 20 ano do Ensino Fundamental turma da professora Sandra e receberam a visita das professores supervisoras de Santo Augusto.


Leia o que escreveu uma das alunas estagiárias:
Trabalho docente - estágio
No curso de Licenciatura em Computação a parte em que chegamos a exercer o oficio ao qual estamos estudando, é o estágio. Nele colocamos em prática o que construímos em quatro semestres de aprendizado, é ele que nos mostra a realidade a que nos propomos conhecer. No estágio somos desafiados a lidar com o novo, com o inesperado. Surpresas acontecem a todo momento, e nós os docentes, devemos estar preparados para esses contratempos inevitáveis que surgem em uma sala de aula.
Nesse semestre, nossa turma foi apresentada ao estágio, a Andressa e eu entramos como professoras em uma sala de aula, não como principiantes, pois já conhecíamos o ramo docente, mas nem por isso foi mais fácil. As turmas com que trabalhamos respectivamente, foi o segundo ano e primeiro ano das series iniciais, com média de idade de cinco a sete anos. Alunos estes do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, da cidade de Miraguaí. A professora regente que nos recebeu foi a Sandra P. W., Nós trabalhamos a informática de forma geral. No segundo ano o tema era solidariedade trabalhado com a fábula “A galinha ruiva”, e no primeiro ano o tema era computador: uma tecnologia em minha vida, trabalhado com a “História do Computador” contado pelo mouse. As professoras orientadoras, Mariléia Gollo de Moraes e Sirlei Rigodanzo, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, foram nos observar, visualizar a nossa metodologia. A professora regente também nos observou e avaliou.
O estágio foi produtivo apesar de complicado. Aproveitamos ao máximo para visualizar os pontos fracos de nossa metodologia e aprendemos diferentes maneiras de como lidar com imprevistos consequentes da prática docente.


Laís Falcade
Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação
IFF – Campus Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.