segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Contemplar o belo: O exercício imprescindível

Um ourives precisa da ferramentas certas para ferir o diamante e dar forma à joia. Um biólogo precisa de ferramentas apropriadas para invadir o "invisível" mundo intracelular. Um astrônomo precisa de equipamentos adequados para vislumbrar fenômenos que estão a anos luz de distância da Terra. Do mesmo modo um ser humano que almeja percorrer as avenidas do mundo escuro, tão belo e tão ameaçador, tão concreto e tão impalpável, que o constitui como ser pensante precisa também de ferramentas apropriadas. (Cury, 2008)

Uma das principais ferramentas para decifrar os códigos da inteligência é contemplar o belo. E com um olhar diferente sobre as coisas e a natureza que o professor Jones fotografou as flores da Praça Germano Eise Pit de Miraguaí.

Contemple o belo você também e viva bem mais feliz.

Carpe diem: aproveite o dia.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.