quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SEMANA DA PÁTRIA


Dia 01 de setembro, sábado, realizamos a abertura da Semana da Pátria, em frente ao nosso educandário, com a presença das escolas da rede estadual e municipal, além das autoridades locais.
No Cemitério Municipal, foi acesso o fogo simbólico, no túmulo do Professor José Noli Venzo, sendo este o homenageado do I.E.E.Fagundes Varela neste ano, com a presença de seus familiares e amigos, alunos e professores de várias escolas de nosso município.
Logo após, os atletas do I.E.E.Fagundes Varela transportaram o fogo até em frente ao Instituto onde aconteceu o ato solene, com o acendimento da pira, hasteamento dos pavilhões, leitura do histórico do homenageado e pronunciamento do Diretor do I.E.E.Fagundes Varela, Prof. Valtair Steilmann.
Encerrando este momento solene, João Henrique Pit Venzo, filho do homenageado, prof. José Noli, fez o seu pronunciamento, exaltando a importância do legado que seu pai deixou para seus filhos, a importância da escola, do conhecimento, da busca do saber, para se construir um futuro promissor.

 
HISTÓRICO DE JOSÉ NOLI VENZO
José Noli Venzo é natural de Campo Novo, Rio Grande do Sul. Nasceu no dia 27 de julho de 1943. Filho de João Venzo e Corina Venzo.

Casou-se com Cleni Pit Venzo, no dia 08 de setembro de 1979, em Miraguaí. O casal foi agraciado com dois filhos: João Henrique Pit Venzo e Julio César Pit Venzo. Era praticante da religião católica, sendo várias vezes integrante da diretoria de sua comunidade.

Formou-se no antigo magistério, hoje curso normal. Fez as disciplinas pedagógicas, que na época era requisito para atuar como professor. Foi professor da rede municipal de ensino do município de Miraguaí, também atuou na rede estadual de educação, no Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, no qual foi professor de várias disciplinas, vice-diretor e também diretor deste educandário. Formou-se em direito na faculdade de Cruz Alta. Atuou como advogado e foi assessor jurídico da prefeitura municipal de Miraguaí por vários anos.

José Noli Venzo veio a falecer no dia 06 de maio de 2011, na Santa Casa em Porto Alegre. Sua causa morte foi descrita como: Choque séptico e pneumonia associada a ventilação mecânica, gliobastoma. Alcançou a idade de 68 anos. Pai exemplar, ótimo esposo, honesto e trabalhador. Sempre cumpriu suas obrigações de pai, esposo e profissional. Seus bons exemplos permanecem vivos na lembrança daqueles que com ele conviveram.

    Que exemplos tão belos de vida pessoal e profissional como estes possam sempre inspirar-nos a levarmos uma vida digna, cheia de fé e realizações.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.