quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O DESFILE PELA PÁTRIA


          No último domingo, dia 09 de setembro, pela parte da manhã, aconteceu o desfile cívico pela Independência do Brasil, no centro da cidade de Miraguaí, com a presença de escolas Estaduais e Municipais do nosso Município, além de várias entidades sociais, políticas e culturais.
          Às nove horas deu-se o início do ato cívico que contou com a presença  de várias autoridades, momento em que fizeram uso da palavra, a professora Marlene Pelizan Hermes, Diretora da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz, a Professora Irinéia Mahl da Silva, Secretária Municipal de Educação, o Vereador Felipe Rodrigues da Silva, Presidente do Legislativo Municipal, e o Professor Artur Hugo Hepp, Coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Educação. Todos disseram da importância deste momento para a construção da consciência patriótica em nossos estudantes, futuros cidadãos.  

          Terminado o ato cívico, dava-se início ao desfile, anunciado pela “voz marcante” de Gabriel Barbosa, grande profissional do rádio, que hoje reside na cidade de Palmitinho-RS, mas veio ajudar nesta atividade, dando-nos também a oportunidade de revê-lo e ouvi-lo, matando a saudade do tempo em que atuou na Rádio Planeta.
          A nossa Banda Municipal dava o tom da marcha de nossos alunos e o desfile seguia muito bonito até que o clima mudou, surpreendendo a todos, iniciando uma forte chuva, com rajadas de vento, “escurecendo” o dia. Todos procuraram um abrigo seguro e só “por Deus” é que ninguém se perdeu nem se feriu. E a chuva não dava trégua...
          Mas eis que, subitamente, ouviram-se soar os tambores e, em meio à chuva, surgiram pela Avenida, à frente, a Banda Municipal de Coronel Bicaco seguida pelo Pelotão do 27° GAC(Grupo de Artilharia de Campanha) do Exército Brasileiro, da cidade de Ijuí; o Clube de Desbravadores e Aventureiros, da Igreja Adventista do 7° Dia; Grupo de Capoeira e Grupo de Danças, e, por último os Cavalarianos formados pelo Piquete Vô João, CTG Rodeio da Amizade de Miraguaí e outros de Tenente Portela e Derrubadas. Todos estes marchavam (desfilavam) “abaixo de chuva forte”.
          Nós, do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, louvamos essa atitude e agradecemos a cada um dos componentes desses grupos pela demonstração de bravura e patriotismo, e a todos os demais que participaram, na calçada ou na avenida, porque isso mostra que nosso País pode contar conosco sempre, a qualquer hora, “com qualquer tempo”. Nosso desejo é que a chuva, há tempo  esperada por nossos agricultores, faça nascer também a semente do civismo no coração de nossas crianças e jovens, inspirados pelos exemplos que demos e vimos na avenida.
          











Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.