quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O DESFILE PELA PÁTRIA


          No último domingo, dia 09 de setembro, pela parte da manhã, aconteceu o desfile cívico pela Independência do Brasil, no centro da cidade de Miraguaí, com a presença de escolas Estaduais e Municipais do nosso Município, além de várias entidades sociais, políticas e culturais.
          Às nove horas deu-se o início do ato cívico que contou com a presença  de várias autoridades, momento em que fizeram uso da palavra, a professora Marlene Pelizan Hermes, Diretora da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz, a Professora Irinéia Mahl da Silva, Secretária Municipal de Educação, o Vereador Felipe Rodrigues da Silva, Presidente do Legislativo Municipal, e o Professor Artur Hugo Hepp, Coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Educação. Todos disseram da importância deste momento para a construção da consciência patriótica em nossos estudantes, futuros cidadãos.  

          Terminado o ato cívico, dava-se início ao desfile, anunciado pela “voz marcante” de Gabriel Barbosa, grande profissional do rádio, que hoje reside na cidade de Palmitinho-RS, mas veio ajudar nesta atividade, dando-nos também a oportunidade de revê-lo e ouvi-lo, matando a saudade do tempo em que atuou na Rádio Planeta.
          A nossa Banda Municipal dava o tom da marcha de nossos alunos e o desfile seguia muito bonito até que o clima mudou, surpreendendo a todos, iniciando uma forte chuva, com rajadas de vento, “escurecendo” o dia. Todos procuraram um abrigo seguro e só “por Deus” é que ninguém se perdeu nem se feriu. E a chuva não dava trégua...
          Mas eis que, subitamente, ouviram-se soar os tambores e, em meio à chuva, surgiram pela Avenida, à frente, a Banda Municipal de Coronel Bicaco seguida pelo Pelotão do 27° GAC(Grupo de Artilharia de Campanha) do Exército Brasileiro, da cidade de Ijuí; o Clube de Desbravadores e Aventureiros, da Igreja Adventista do 7° Dia; Grupo de Capoeira e Grupo de Danças, e, por último os Cavalarianos formados pelo Piquete Vô João, CTG Rodeio da Amizade de Miraguaí e outros de Tenente Portela e Derrubadas. Todos estes marchavam (desfilavam) “abaixo de chuva forte”.
          Nós, do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, louvamos essa atitude e agradecemos a cada um dos componentes desses grupos pela demonstração de bravura e patriotismo, e a todos os demais que participaram, na calçada ou na avenida, porque isso mostra que nosso País pode contar conosco sempre, a qualquer hora, “com qualquer tempo”. Nosso desejo é que a chuva, há tempo  esperada por nossos agricultores, faça nascer também a semente do civismo no coração de nossas crianças e jovens, inspirados pelos exemplos que demos e vimos na avenida.
          











quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SEMANA DA PÁTRIA


Dia 01 de setembro, sábado, realizamos a abertura da Semana da Pátria, em frente ao nosso educandário, com a presença das escolas da rede estadual e municipal, além das autoridades locais.
No Cemitério Municipal, foi acesso o fogo simbólico, no túmulo do Professor José Noli Venzo, sendo este o homenageado do I.E.E.Fagundes Varela neste ano, com a presença de seus familiares e amigos, alunos e professores de várias escolas de nosso município.
Logo após, os atletas do I.E.E.Fagundes Varela transportaram o fogo até em frente ao Instituto onde aconteceu o ato solene, com o acendimento da pira, hasteamento dos pavilhões, leitura do histórico do homenageado e pronunciamento do Diretor do I.E.E.Fagundes Varela, Prof. Valtair Steilmann.
Encerrando este momento solene, João Henrique Pit Venzo, filho do homenageado, prof. José Noli, fez o seu pronunciamento, exaltando a importância do legado que seu pai deixou para seus filhos, a importância da escola, do conhecimento, da busca do saber, para se construir um futuro promissor.

 
HISTÓRICO DE JOSÉ NOLI VENZO
José Noli Venzo é natural de Campo Novo, Rio Grande do Sul. Nasceu no dia 27 de julho de 1943. Filho de João Venzo e Corina Venzo.

Casou-se com Cleni Pit Venzo, no dia 08 de setembro de 1979, em Miraguaí. O casal foi agraciado com dois filhos: João Henrique Pit Venzo e Julio César Pit Venzo. Era praticante da religião católica, sendo várias vezes integrante da diretoria de sua comunidade.

Formou-se no antigo magistério, hoje curso normal. Fez as disciplinas pedagógicas, que na época era requisito para atuar como professor. Foi professor da rede municipal de ensino do município de Miraguaí, também atuou na rede estadual de educação, no Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, no qual foi professor de várias disciplinas, vice-diretor e também diretor deste educandário. Formou-se em direito na faculdade de Cruz Alta. Atuou como advogado e foi assessor jurídico da prefeitura municipal de Miraguaí por vários anos.

José Noli Venzo veio a falecer no dia 06 de maio de 2011, na Santa Casa em Porto Alegre. Sua causa morte foi descrita como: Choque séptico e pneumonia associada a ventilação mecânica, gliobastoma. Alcançou a idade de 68 anos. Pai exemplar, ótimo esposo, honesto e trabalhador. Sempre cumpriu suas obrigações de pai, esposo e profissional. Seus bons exemplos permanecem vivos na lembrança daqueles que com ele conviveram.

    Que exemplos tão belos de vida pessoal e profissional como estes possam sempre inspirar-nos a levarmos uma vida digna, cheia de fé e realizações.























quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CIÊNCIAS HUMANAS EM FOCO


        No último dia 24 de agosto a área de Ciências Humanas do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela promoveu a mostra do projeto “Ciências Humanas em Foco”, no auditório do educandário.
         O presente projeto teve como objetivo propiciar a análise de conceitos da área de ciências humanas de forma dinâmica, ou seja, através da construção de materiais didáticos sobre os diferentes conteúdos estudados nas disciplinas que compõe a área.
         A construção do conhecimento dá-se de diversas formas, assim sendo, buscou-se aproximar a teoria com a prática, incentivando os educandos a demonstrarem seu aprendizado através da construção e exposição de materiais diversos.


































O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.