sexta-feira, 20 de abril de 2012

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

          Na sexta-feira, dia 13/03, os professores do I.E.E. Fagundes Varela que atuam no Ensino Médio e Curso Normal realizaram um dia de formação continuada com o tema "As formas de conhecimento na escola e sua organização" tendo como palestrante o Marcos Gehrke. Neste dia contamos também com a presença do Coordenador da 21ª CRE, professor Artur Hugo Hepp, coordenadora pedagógica da 21ª CRE, a professora Marisa Guterres Pit, professores das Escolas Feliciano Jorge Alberto de Redentora, da Escola Cecília Meireles de Coronel Bicaco e Escola Américo dos Santos, Vila São João de Redentora. 
          Pela parte da manhã foi realizada a abertura com uma mensagem de reflexão, logo após o professor Artur explanou sobre os investimentos realizados pelo governo do estado na área da educação. Dando continuidade a este momento foi oferecido um coffee break a todos os participantes e deu-se o  início aos trabalhos.
          Foi um dia muito proveitoso com várias informações importantes para o nosso trabalho docente. A formação continuada  surge quando o professor é visto como um profissional que deve sempre aperfeiçoar a sua prática ao fazer um trabalho de reflexão sobre ela e tem contato com o conhecimento didático.








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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.