sexta-feira, 1 de julho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

     O dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 05 de junho. Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa grande luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
      A responsabilidade social tem impulsionado a cada ano a participação das Instituições, principalmente as educacionais que buscam difundir o conhecimento a cerca do Meio Ambiente em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.
     Sendo assim, a escola possui um papel fundamental na sensibilização e conscientização dos alunos,  buscando uma mudança comportamental, formando um cidadão mais atuante, criando condições através de ações interdisciplinares para refletir sobre o seu papel na sociedade e a diferença que podemos fazer aonde convivemos e vivemos.
      Assim, as séries inicias desenvolveu na semana do meio ambiente várias atividades abordando este tema, sendo que no fechamento das atividades as turmas  recolheram o lixo ao redor da escola e através desta ação foi construido  bonecos com lixo reciclável.
      Salientamos qua cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
 
5 º ANO





4º ANO









3º ANO A










3º ANO B






2º ANO










1º ANO







   

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.