quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROJETO “WEBINDÍGENA”

          Aconteceu, no período de 18 a 22 de junho, no Laboratório de Informática do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, uma Oficina de Produção e Postagem de Conteúdos na Enciclopédia Kaingang, do Portal Kaingág Jógo, com jovens e professores kaingangs das Terras indígenas do Guarita e Inhacorá. Esta Oficina faz parte do Projeto “Webindígena”(parceria da ONG Kamuri com o grupo de pesquisa liderado pelo professor Wilmar da Rocha D’Angelis do Departamento de Linguística da UNICAMP).
          O Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela apóia esta iniciativa desde a sua concepção, por entender que a preservação da Língua Kaingang representa garantir às gerações futuras um legado cultural mais rico e à geração atual o direito à própria identidade, sempre tão ameaçada por valores ilegítimos da civilização “globalizada”.
          Pretende-se também fazer dos alunos ora formados multiplicadores para que se amplie o alcance deste Projeto. Por isso, parabenizamos aos jovens e educadores cujos nomes e endereços eletrônicos divulgamos abaixo por estarem dispostos a levar a diante a defesa deste patrimônio que é a própria Língua, veículo que trouxe dos antepassados suas histórias e poderá levá-las às gerações futuras.
Da Direção do IEE Fagundes Varela

Arão da Rosa
Armando Kãnkãr Bento
Batista Amaral
Breno Charque
Dario N. Salles
Diva Cleci Claudino
Elizamara Ferreira
Ivone Jagnigri da Silva
Lourivaldo Mineiro
Lucia Gorig da Silva
Márcio Joaquim
Mauro Cipriano
Miguel R. Ribeiro
Selvino Kókáj Amaral
Sueli Krengre Candido
Valmir Jẽsĩ Cipriano
Zoraide Nugri Vicente











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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.