quarta-feira, 19 de outubro de 2011

REUNIÃO PEDAGÓGICA SOBRE A NOVA PROPOSTA DO ENSINO MÉDIO

     Nesta terça-feira, dia 18,  no auditório do Instituto Fagundes Varela reuniram-se professores e alunos do educandário, assim como convidados, entre eles alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz e Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá, acompanhados dos respectivos diretores e professores.
  O diretor do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela de Miraguaí, Valtair Steilmann, fez  a abertura do  encontro sobre a discussão de reformulação do Ensino Médio, passando o debate para o professor Artur Hugo Hepp, titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, acompanhado pela professora Giovana Maciel, responsável dos Recursos Humanos da CRE.
     O professor Artur fez breve explanação da situação da educação no Rio Grande do Sul, fazendo menção de que em todo o Estado observa-se praticamente a mesma realidade. Enfatizou que no Instituto Fagundes Varela há tempos se discute uma nova forma de ensinar, principalmente no que se refere ao Ensino Médio.
     Como representante do Governo do Estado, coloca que a partir do ano que vem surge nova proposta para esta modalidade de ensino, destacando as propostas de democratização da gestão; do acesso à escola e do acesso ao conhecimento com qualidade social; acesso e permanência com aprendizagem; e, qualificação do Ensino Médio profissional.
     Segundo o coordenador, estas propostas estão sendo apresentadas em todas as escolas de Ensino Médio e, a partir destas, professores delegados discutirão nas CREs e por fim, a nível de Estado.
     Conforme o cronograma da Secretaria Estadual de Educação, a qualidade cidadã da educação está ancorada em três fatores, sendo eles a valorização profissional diretamente relacionada à questão salarial, à carreira e a formação inicial e continuada; a reestruturação física da rede estadual de ensino; e, reestruturação do currículo, em especial do Ensino Médio.
    A preocupação “forte” do Ensino Médio é preparar o aluno para o trabalho e dentro deste contexto é necessário ter a compreensão de como as coisas funcionam. “Não podemos ser como máquinas, precisamos colocar nossa cabeça para pensar, porque o mundo exige pessoas com conhecimento”, destacou o professor Artur.
    Embazado nas diretrizes curriculares, é necessário diálogo entre as áreas do conhecimento e o mundo do trabalho e sendo assim, na nova estruturação deste curso deve haver integração entre as áreas do conhecimento e não o trabalho isolado que vem sendo desenvolvido há muito tempo. “Esta é a principal proposta do governo, pois o Estado entende que o aluno não é “máquina” e sim ser humano com capacidades multidisciplinares de aprendizagem”, finalizou o coordenador Artur Hepp.
    O seminário teve sequência com a discussão e contextualização de propostas por parte dos professores do Instituto Fagundes Varela, sendo que representantes destes participarão de uma próxima etapa a nível de 21ª Coordenadoria Regional de Educação.






   

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.