terça-feira, 3 de agosto de 2010

FAGUNDES VARELA COMEMORA DIA DOS AVÓS NA ESCOLA


No dia 16 de julho, último dia de aula antes do recesso escolar, a escola homenageou os avós dos alunos nos anos iniciais pela passagem do seu dia que seria no dia 26 de julho. Comemorou-se antecipadamente em função da férias de julho. Neste dia, avôs e avós foram convidados a estar na escola com seus netos para celebrar seu dia. Durante a semana as professoras do currículo se dedicaram a trabalhar com atividades envolvendo o tema em questão, confeccionando convites, realizando pesquisa de campo, entrevistando seus avós, resgatando as brincadeiras e cantigas do tempo da vovó, enfim, realizando inúmeras atividades que antecederam o dia da programação. Neste dia, a mesma contou com a participação de muitos avôs e avós que vieram até a escola. Inicialmente a professora e vice-diretora Andréa Probst, deu as boas vindas a todos e fez um breve relato sobre a história do dia dos avós. Que segundo ela, comemora-se porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, sendo estes os padroeiros dos avôs e avós.

Na sequência a aluna Rosana do Curso Normal cantou uma música para todos e em seguida foi apresentado uma mensagem de reflexão com a apresentação dos alunos para os avós.

Ainda, foi feito uma enquete da vovó e do vovô mais velho, mais novo, casal de avós com mais tempo de casados e também um desfile das vovós onde foi escolhido a Rainha, a 1a e 2a princesa e a vovó simpatia. Depois desse momento os avós presentes receberam lanches e foram com seus netos e netas para suas salas desenvolver atividades lúdicas. Foi uma tarde muito gostosa com uma participação das vovós e dos vovôs de nossos alunos. A direção da escola só tem a agradecer aos avós pela participação e salientar que a família e a escola tabalhando juntos certamente faremos uma educação de qualidade para todos.

5 comentários:

  1. Foi maravilhoso fazer esta homenagem a essas pessoas que tanto contribui para a educação de nossos alunos. Os netos agradecem o carinho e a dedicação que vocês transmitem a todos.
    Obrigada pela presença de todos....

    ResponderExcluir
  2. E muito bom lembrarmos dessa data, pois muitos se esquecem ou lembram dessa data mas nem dão bola, se não tivessemos nossos avós não teriamos nascidos com certeza. PARABÉNS Fagundes Varela vocês estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. A programação em homenagem ao dia dos avós foi muito especial, onde todos que estavam ali presentes gostaram muito, que permitio aos nossos queridos avós serem homenageados nessa data tão bonita, que deveria sempre ser lembrada.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião essa data, deveria ser comemorada em todas as escola, pois nao é só os pais que devem ser lembrados e marcados com uma homenagem!

    ResponderExcluir
  5. Todos estão de parabéns pelas apresentações, esta data deveria ser lembrada não só nesse dia, mas sim, todos os dias.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.