quinta-feira, 8 de julho de 2010

PROERD REALIZA FORMATURA DE ALUNOS NA ESCOLA


Na quarta-feira (07) aconteceu a formatura do Proerd para alunos da 4a série no Fagundes Varela. O evento contou com a participação de diversas autoridades do município e da Brigada Militar.

Turma de Formandos com a professora regente, REJANE e a instrutora, soldado JANINE


Abertura do Evento

Apresentação dos alunos

Fala das autoridades

Colação


Homenagem a instrutora e a professora regente



O PROERD tem como modelo o D.A.R.E, programa americano, desenvolvido pelo distrito escolar e departamento de polícia de Los Angeles, EUA, chegou ao Brasil em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e em 1993 chegou em São Paulo, sendo revigorado e irradiado em 1998 para os demais Estados da Federação. Desde então é desenvolvido pela Brigada Militar nas escolas do Estado através de policias militares voluntários, sendo aplicado em parceria nas escolas interessadas, direcionado às 4a séries, contando com a ativa participação de Diretores e Professores, os quais atuam em acompanhamento, auxílio e como divulgadores das idéias do programa, e dos Pais que alavancam o Programa na família.


O Proerd busca tão somento, através da prevenção, ajudar a criança a desenvolver sua auto-estima, lidar com estresse, reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas das drogas, bem como ajudá-las a tomar as decisões corretas, desenvolvendo na criança capacidades sociais e hablidades que possibilitem a compreensão dos perigos e como se manterem afastadas das substâncias psicoativas e da violência.


O programa é desenvolvido em 1o semanas, uma aula semanal, com o auxílio de uma cartilha distribuída aos alunos, e ao concluir a aplicação deste, há uma solenidade de formatura com a participação dos Pais, Diretores, Professores, coroando desta forma a parceria entre Escola, Brigada Militar, Família e Comunidade. Os alunos formandos tiveram como instrutora a Soldado JANINE MAISA ROHDEN BRAZ, com acompanhamento e participação efetiva da professora REJANE FERRAZ FELLER.

3 comentários:

  1. Achei muito interessante essas alas que os alunos tiveram.
    Pois nelas eles se comprometem a não usar drogas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse projeto da proerd realizado com o 4° ano. É de importância que a criança veja e conheça de perto tudo o que acontece com quem se relaciona com violências e com drogas...

    ResponderExcluir
  3. Tudo maravilhoso...aulas...alunos...programa...instrutora...professora...formatura.
    Só tenho elogios por estes momentos maravilhosos que o Instituto Fagundes Varela proporciona.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.