quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Instituto Fagundes Varela realizou abertura da Semana da Pátria

Com a presença de professores, alunos, comunidade em geral e autoridades municipais, o Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela realizou, no dia 1º de setembro, a abertura oficial da Semana da Pátria em Miraguaí.
Participou também a Escola Estadual de Ensino Fundamental Osmar Hermann, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pontão dos Buenos, Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá, Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz e demais escolas municipais.
Marcou presença também o Prefeito Municipal Alencar Julio Gross, acompanhado do Secretário Municipal de Educação Arlindo Moraes e outros secretários da administração.
Como de costume, o Instituto Fagundes Varela, homenageia uma pessoa importante da comunidade e que teve ligação com o Educandário. E neste ano a homenageada foi a Professora Muriceia Parahyba que atuou por vários anos nas turmas de Educação Infantil, sendo que se destacava por seu carisma e paixão pelos alunos. Marcou a Escola pelas histórias que contava e pela interpretação de personagens da literatura infantil como a fada, a bruxa e a bela adormecida.
Alguns alunos e professores se deslocaram até o túmulo da homenageada para acender o Fogo Simbólico que foi entregue, na chegada ao Educandário, para a aluna Marieli Canabarro, filha da Professora Mauriceia.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, procedeu-se a leitura do histórico da homenageada e posteriormente, o Prefeito Municipal Alencar Gross e o Diretor do Instituto Professor Sandro Mower, proferiram algumas palavras.
A programação da Semana da Pátria segue de 1º a 7 de setembro com a realização dos Jogos da Independência, envolvendo os alunos e professores das escolas estaduais e municipais.
 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.