segunda-feira, 20 de maio de 2013

Área de Ciências Humanas realiza culminância de projeto

A área de Ciência Humanas do Instituto Fagundes Varela realizou culminância do projeto "Produção Açucareira".

Tendo em vista que o processo de plantio e cultivo de cana de açúcar a nível nacional sofreu grande impulso tecnológico, substituindo labuta braçal pela mecanização das lavouras e percebendo a curiosidade oriunda dos educandos por conhecer e compreender o real funcionamento de todo este processo modernizado, alçamos por proporcionar a estes o conhecimento de modos diferenciados (artesanal e comercial) de produção dos produtos derivados da cana de açúcar, bem como levar o aluno a avaliar as viabilidades econômicas  obtidas com este trabalho.
 
Como culminância, no dia 02 de maio, foi realizada visita na propriedade do Sr. Gastão Schepp em Gamelinhas, distrito de Tenente Portela. Nesta, os educandos puderam ter uma melhor compreensão de como é realizado todo o processo de plantio, cultivo e moagem da cana de açúcar, relacionando com conteúdos trabalhados em sala aula. Os alunos degustaram e adquiriram produtos derivados da cana de açúcar.   

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Gladis Mower e Gerda Arnemann com as turmas do segundos anos do Ensino Médio Politécnico e Curno Normal. 

Foi constatado grande êxito no conteúdo trabalhado em sala de aula e na visita de culminância, em que os educandos questionaram o produtor para assim sanar suas dúvidas relacionadas com o projeto.











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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.