Alunos e professores do INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FAGUNDES VARELA de Miraguaí fizeram no dia 21/08/12 uma viagem a Passo Fundo, para assistir ao 12º Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Uma mistura de culturas movimentou a noite de terça-feira (21). Participantes de 07 países diferentes se apresentaram no evento, que também contou com a participação de grupos nacionais de diversos estados do Brasil.
A abertura contou com a Coreografia, Grupo Tebanos do Igaí - Xirua e Grupo de Estrelas da Maior Idade Passo Fundo – RS.
O Panamá se fez presente no XI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, através do Grupo de Danças e Projeções Folclóricas “Andres Valiente de Panamá”. O grupo é oriundo da província de Colón, cidade do Panamá, a entidade é composta por três grupos sendo: infantil, juvenil e adulto.
Já a Argentina trouxe toda a beleza do tango com o Instituto de Folklore Y Tango El Cimarrón da cidade de Labordeboy, província de Santa Fé.
Também ouve apresentações nacionais, com o grupo Igarapé, o grupo de projeção folclórica Igarapé surgiu na Escola Estadual “União e Força”, no ano de 2002. O Grupo Igarapé desenvolve atividades artístico cultural, objetivando a valorização e preservação da cultura, promovendo a inclusão de jovens através de sua participação. É composto por estudantes do ensino fundamental, médio e universitário que, através das apresentações artísticas valorizam suas raízes e divulga a cultura folclórica e popular das regiões brasileiras, em especial a cultura mato-grossense.
A noite ainda contou com Grupo Parafolclorico Jacoca da Paraíba. Este é um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nordestinos e nacionais. Seu maior objetivo é preservar a cultura raiz, ou verdadeira cultura popular brasileira.
Retomando as apresentações internacionais o Grupo Folclórico Maestá Della Battaglia da Italia fez uma grandioso espetáculo com música e lançamento de bandeiras. Além dos lançadores de bandeira e músicos, também fazem parte do grupo pessoas em trajes típico reproduzindo o cenário histórico.
Outro país representado foi o Chile com o Conjunto Folclórico Danzamércia. Este grupo trouxe as danças do folclore chileno e da Ilha de Páscoa, com a cultura Rapanui. O Grupo é parte da Direção de Extensão da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação. Trabalha com projeção folclórica, cujos objetivos são o estudo, preservação e divulgação das expressões musicais e de danças tradicionais do Chile e da América Latina.
Finalizando com o Grupo de Danças da Turquia "El Ele" cujo nome significa "de mãos dadas". O grupo de danças é parte da fundação e apresenta danças clássicas da Turquia, de todas as suas regiões: do distante sudeste ao noroeste europeu. A Turquia tem uma grande variedade de danças, as quais o grupo oferece a sua platéia. Os dançarinos apresentam danças e indumentária autênticas, com música ao vivo. O grupo é um dos mais experientes em danças ao redor do planeta, com apresentações em vários países. Os integrantes desse grupo vivem na Holanda, no entanto são todos de origem turca e conservam sua cultura.
Foi um momento especial onde os alunos e professores puderam conhecer e vivenciar a cultura, através da dança, destes países.