segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS

 O Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela desenvolve uma temática atual integrando os eixos e temas  transversais. Sendo 2011 o ano internacional da Química, o projeto teve como tema: Arte na ciência. Projeto este que possibilita aos alunos uma visão crítica, responsável e consciente das diferentes explicações sobre o mundo dentro da diversidade dos seres, relações e fenômenos naturais. Apropriando, nesse sentido, o conhecimento histórico, natural e tecnológico do planeta como um todo.

Assim sendo, o presente projeto, com o tema arte nas ciências, justifica-se ao passo que o I.E.E. Fagundes Varela visa explorar as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza, assim como também as transformações produzidas pelo homem, comparando-os dentro de uma concepção científica, tecnológica e atual.

Considerando ainda, que uma das finalidades da Escola é contribuir para a formação integral dos alunos, esta deverá buscar a compreensão do ambiente em sua complexidade, gerando  representações do entendimento do aluno como ser humano dentro do Universo, no espaço, nas relações e na própria vida.

A Feira de ciências contemplou o Ensino Médio do turno da manhã, onde o tema Arte na Ciência será discutido por  todas essas séries. Foi visitado pelo Ensino Fundamental do turno da manhã.






















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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.