A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que
pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a
interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns
aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação,
tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e
aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de
inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da
comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa
é uma das principais funções da escola.
A educação no Brasil melhorou muito nos últimos anos, mas ainda não está satisfatória,
apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de
alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível médio, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma
queda no índice de evasão escolar.
Temos que comemorar, pois é através da educação que transformamos o mundo, transformamos vidas e realizamos os melhores sonhos. E neste sentido, o Instituto Fagundes Varela parabeniza cada pessoa que se envolve no dia a dia da escola e agradece aos colaboradores que apoiam as mais diferentes atividades do ano letivo.
sexta-feira, 15 de março de 2013
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O Instituto Fagundes Varela...
Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.
Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.
Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.
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