Nesta sexta-feira (09), a supervisão de estágio do curso complementação de estudos com ênfase em Educação Indígena do Instituto Fagundes Varela esteve visitando três alunos que realizam estágios. As escolas indígenas visitadas foram: ANTONIO KASIN MIG (Irapuá) e ROSALINO CLAUDINO (Bananeira). Na escola do Irapuá estavam estagiando as alunas GILDA SALES e SÉLIA MOREIRA e na escola da Bananeira o aluno MÁRCIO FERREIRA. Na oportunidade a supervisão acompanhou as aulas dos estagiários, seus cadernos e planos de aula.
Estagiária GILDA com seus alunos do 2o ano.Estagiária SÉLIA com seus alunos do 3o ano.
Estagiário MÁRCIO com seus alunos do 2o ano.
Considerando que o curso priorizou durante sua formação a língua Kaingang, de modo que todos os alunos estagiários deveriam no mínimo desenvolver uma atividade na língua materna indígena por dia. Nesta sexta, a supervisão conseguiu acompanhar durante a aula da estagiária Sélia, atividades desenvolvidas por ela sobre o Kaingang. A aluna Sélia é uma referência na área indígena pelo domínio do Kaingang. Veja o que fala a aluna quando a supervisora Rejane pergunta sobre a importância de trabalhar a língua na escola.
Agora assista o cantinho que a estagiária Sélia ensinou para os alunos em Português e em Kaingang.
linda esta iniciativa, de preservar e resgatar culturas indigenas. todos nós deviamos respeitar e conhecer um pouco mais as diferentes culturas existente em nossa região.
ResponderExcluir