sexta-feira, 20 de abril de 2012

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

          Na sexta-feira, dia 13/03, os professores do I.E.E. Fagundes Varela que atuam no Ensino Médio e Curso Normal realizaram um dia de formação continuada com o tema "As formas de conhecimento na escola e sua organização" tendo como palestrante o Marcos Gehrke. Neste dia contamos também com a presença do Coordenador da 21ª CRE, professor Artur Hugo Hepp, coordenadora pedagógica da 21ª CRE, a professora Marisa Guterres Pit, professores das Escolas Feliciano Jorge Alberto de Redentora, da Escola Cecília Meireles de Coronel Bicaco e Escola Américo dos Santos, Vila São João de Redentora. 
          Pela parte da manhã foi realizada a abertura com uma mensagem de reflexão, logo após o professor Artur explanou sobre os investimentos realizados pelo governo do estado na área da educação. Dando continuidade a este momento foi oferecido um coffee break a todos os participantes e deu-se o  início aos trabalhos.
          Foi um dia muito proveitoso com várias informações importantes para o nosso trabalho docente. A formação continuada  surge quando o professor é visto como um profissional que deve sempre aperfeiçoar a sua prática ao fazer um trabalho de reflexão sobre ela e tem contato com o conhecimento didático.








MOMENTO CÍVICO DA TARDE



     No dia 17/04, terça-feira, o I.E.E.Fagundes Varela desenvolveu mais um momento cívico pela parte da tarde. Este dia estava a cargo do 2ª ano do Curso Normal, turma 22, onde os mesmos lembraram as datas comemorativas da semana, dia 18 de abril, onde comemoramos o DIA DO LIVRO, e o dia 19 de abril, data dedicada ao DIA DO ÍNDIO.
    Com muita criatividade os alunos desenvolveram o tema proposto enfatizando estas datas tão importantes para a nossa a cultura. 







quinta-feira, 19 de abril de 2012

MOMENTO CÍVICO

        No dia 18 de abril, quarta-feira, aconteceu o momento cívico onde o 3º ano, turma 33, era responsável por esse momento. Na abertura a vice-diretora, Salete, comentou sobre o Dia do Amigo, após a professora Ana Maria destacou o Dia do Índio lendo uma mensagem. Dando continuidade as apresentações as alunas Rosane e Andressa abordaram o tema sobre aborto, para finalizar foi passado o vídeo "Lágrimas de um Anjo" e "Uma carta de um bebê para sua mãe" nos quais enfatiza a vida crítica do aborto.









quarta-feira, 18 de abril de 2012

TRABALHO SOBRE MONTEIRO LOBATO

        Nas aulas de Língua Portuguesa, da 8º série Ensino Fundamental, turma 81, coordenados pela professora Eunice Ribeiro da Silva, foi trabalhado o texto, "A reforma da natureza" do escritor Monteiro Lobato, com o objetivo de resgatar o gosto pela leitura das obras deste autor.
         Em duplas produziram algumas histórias em quadrinhos representando o texto trabalhado e também homenagearam dia 18 de abril, dia da Literatura Infantil, sendo que este dia foi em homenagem ao nascimento do grande escritor Monteiro Lobato.
          Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde a realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
          Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio; Tia Nástacia, uma ótima cozinheira e foi quem fez a Emília; Dona Benta, dona do sítio; Saci-Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.


 

terça-feira, 10 de abril de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

         Como está sendo desenvolvido o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil e Anos Iniciais, foi contato com a nutricionista, Irlene Lütz, para realizar uma palestra no dia 03/04,  sobre este tema tão polêmico nos dias atuais.
         Sabemos, que a maioria de nossa crianças se alimentam de forma errada, e, por esse motivo resolvemos dar enfâse a esta questão, trabalhando em sala de aula com os pequenos para que no futuro tenhamos adultos saudáveis.








CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

          Na quarta-feira, dia 04/04, o I.E.E Fagundes Varela comemorou nos três turnos a passagem da Páscoa, onde os alunos desenvolveram atividades alusivas, com momentos de encenação, reflexão a esta data tão importante no calendário cristão.
           A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, este Cristo que está presente sempre em todos os momentos de nossas vidas.

PÁSCOA,

Ressureição...Renascimento!..
Abra seu coração, e deixe Jesus entrar!..

TURNO DA MANHÃ

















TURNO DA TARDE
















TURNO DA NOITE














O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.