sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ALUNAS DO CURSO NORMAL REALIZAM OBSERVAÇÃO EM ESCOLA FORA DO MUNICÍPIO

Na noite de quinta (27) as alunas CLAÚDIA, PRISCILA, FABRÍCIA E MARLEI, do 4° ano do Curso Normal - regular, estiveram no município de Tenente Portela/RS realizando observação de uma aula. A escola lócus da obseração foi a Instituição Estadual Sepé Tiarajú e a turma observada foi da modalidade de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos, séries 4ª, 5ª e 6ª (turma esta multiseriada).

Decorrente de um trabalho encaminhado pela professora de Didática da EJA, DÉBORA, as alunas no dia de ontem tiveram a tarefa de realizar a observação de uma aula, cujo componente curricular foi Matemática. De uma forma muito receptiva, as alunas foram recepcionadas pela direção e equipe pedagógica da escola, juntamente com o professor regente da classe.
Após a calorosa recepção as alunas realizaram a observação.

Esta observação desencadeará uma nova visita à escola, porém buscando a interação das alunas com a turma, onde as mesma ministrarão uma aula. A observação serviu de base para que as mesmas conhecessem os alunos, o professor, a escola e com isso elabrassem um plano de aula para ser então ministrado. O conteúdo trabalhado será frações e a aula acontecerá na próxima semana.
A direção da escola Fagundes Varela agradece o carinho com que a escola Sepé Tiarajú recebeu suas alunas.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

3ª SÉRIE DO CURRÍCULO TRABALHA COM O TANGRAM NO COMPUTADOR

Nesta quinta (27) os alunos do professor THOMAS, da 3ª série do Ensino Fundamental anos/séries iniciais exploraram o Tangram no Laboratório de Informática (LABINFE 01).
O planejamento do professor Thomas seguiu o seguinte roteiro:
ATIVIDADE: Produzir objetos a partir de figuras geométricas utilizando o Tangram.

METODOLOGIA: Inserir as figuras geométricas através do programa Editor de Textos, na barra de desenho, auto-formas, formas básicas, formatando-as nas dimensões definidas em sala de aula, e depois produzir objetos de acordo com a criatividade e imaginação de cada estudante.

OBJETIVO: Desenvolver a criatividade e a imaginação dos estudantes ao identificar as figuras geométricas e organizá-las de acordo com o objeto que o estudante deseja produzir.




Este planejamento expresso na ficha de justificativa entregue pelo professor proporcionou inúmeras atividades e experiências na sala de informática. Os alunos praticamente não tiveram dificuldade para criar as peças do Tangram no computador (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Para auxiliá-los, foi disponibilizado para cada aluno um quebra-cabeça em madeira do TANGRAM, de modo que os mesmo puderam fazer suas criações no "mundo real e depois no mundo virtual."


Após a criação, os desafios foram ainda maiores, pois cada aluno ou dupla tinha a tarefa de criar o seu desenho. Muitas foram as criações, veja e tente descobrir o que foi criado por eles.




quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FAGUNDES VARELA INSTALA EQUIPAMENTOS DE HIGIENE NOS BANHEIROS COMO FORMA DE INCENTIVO A HIGIENIZAÇÃO E PREVENÇÃO À INFLUENZA

Como uma forma de higienização, a direção da escola investiu em materiais de higiene para os banheiros. Foram adquiridos porta papéis e saboneteiras que estão a disposição de alunos, professores, funcionários e outros, para a higiene pessoal. Segundo a direção, o enfrentamento da Influenza A, H1N1, nos conduziu a tomarmos medidas de precaução.
Todavia, é importante destacar: "O objetivo não é meramente prevenção ao vírus da Gripe, ou qualquer outro vírus, até porque, acessórios de higinene por sí só não oferecem a solução, é necessário que todos se conscientizem que lavar as mãos, isto sim, é uma medida simples e necessária para a prevenção."

CAMPANHA FAGUNDES VARELA CONTRA INFLUENZA A (H1N1) - GRIPE A

ASSISTA AOS VÍDEOS COM ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO...

FIQUE LIGADO!!!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS GRIPES

CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO

ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES E ALUNOS

REPRESENTANTE DA DIRETORIA DO CEPERS SINDICATO APRESENTA PROGRAMA NA RÁDIO

Nesta quarta (26) o programa de rádio Informativo Fagundes Varela foi apresentado pelo professor SADI CORRÊA, docente da escola e também representante da diretoria do CEPERS Sindicato, 27° núcleo - Três Passos/RS, juntamente com a professora Giovana e o professor Artur. Durante o programa o professor Sadi apresentou vários esclarecimentos quanto as atividades desenvolvidas pelo Sindicato e convidou aos profissionais da Educação e Servidores públicos para participar da Assembléia que irá acontecer em Porto Alegre com Ato Público em Frente ao Palácio Piratini, conforme já foi pulblicado anteriormente no Blog.

Além dessas informações a diretora da escola agradeceu a participação dos pais na programação alusiva a data, que aconteceu na escola no sábado do dia (22), bem como, apresentou avisos e assuntos gerais.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ALUNOS DO PRÉ II E PRÉ III EXPLORAM FIGURAS GEOMÉTRICAS NA SALA DE INFORMÁTICA.

Tendo em vista que as professoras MARIA LOURDES e MARINES aprenderam a explorar (Capacitação em Informática) no editor de textos, barra de desenhos, AUTO-FORMAS e nela figuras básicas, algumas atividades para usar em sala de aula, nesta terça (24) as professoras elaboraram um plano de aula cujo objetivo foi explorar no computador com os alunos, algumas figuras geométricas até então trabalhados em aula, sendo elas: o TRIÂNGULO, o RETÂNGULO, o QUADRADO e o CÍRCULO.

Na oportunidade as professoras auxiliaram os alunos na identificação das figuras na barra de desenho (Editor de textos) e depois no Tangram exposto em apresentação.


Este trabalho foi iniciado hoje e terá continuidade nas próximas semanas, tendo em vista que as professoras pretendem possibilitar às crianças a identificação das figuras, cores, tamanhos e formas, bem como, a possibilidade de criação de desenhos.
A atividade foi muito interessante.

PMONI – LABINFE REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E ESTUDOS

Nesta terça (25) a professora Márcia juntamente com os alunos que participam do Projeto de Monitoria Orientada nos Laboratórios de Informática – PMONI - LABINFE realizaram mais uma reunião de estudos, avaliação e planejamento.

Na reunião, os alunos/monitores contaram as experiências até então vivenciadas no desenvolvimento do projeto e decidiram organizar um seminário que irá sistematizar três temáticas sobre a Informática e a Escola, a saber: O COMPUTADOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA, o PAPEL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA SALA DE INFORMÁTICA, e o PROCESSO DO ENSINAR E DO APRENDER MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

O seminário é justamente uma oportunidade para os alunos/monitores relatar e socializar as experiências de monitoria para com a escola. Durante os próximos meses haverá grupo de estudos organizado pela professora para discussão dos temas e organização das atividades.

EQUIPE JUVENIL MASCULINA DO FAGUNDES VARELA FICA VICE-CAMPEÃ DE JERGS

Classificados para a segunda fase dos Jogos - JERGS Coordenadoria, que acontece no estado do RS, os alunos da escola Fagundes Varela, equipe juvenil masculina, participaram dos jogos na segunda (24) em Santo Ângelo.
Acompanhados pelos professores AIRTON (Negão) e MARI HELENA, a equipe disputou jogos com mais 4 municípios classificados, sendo eles: Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Ijuí e Santa Rosa.

A disputa foi emocionante. Com muito empenho, os alunos conseguiram o segundo lugar, ficando vice-campeões dos Jogos.
Para a escola é um orgulho poder participar desta modalidade esportiva e estar tão bem representada. A direção agradece aos professores que se dispuseram a acompanhar a equipe e, em especial, aos alunos pelo esforço, dedicação e vitória, pois o importante além de estar no pódio independente da classificação, é poder participar.


Todos os alunos e alunas que participaram dos JERGRS estão de parabéns!

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.